A Gavinho deu início a suas atividades como distribuidora de bebidas em Março de 2015.
Não sem muito esforço conjunto com o restaurante Aprazível e puxados pelos prazos do 1º Encontro Franco Brasileiro de Vinhos Naturais (veja aqui), a primeira seleção de vinhos foi definida em 2014. Foram escolhidos produtores que respeitam a terra, a uva e o consumidor, que fazem vinhos de forma apaixonada com intervenção consciente e limitada. Acima de tudo, tratam-se de vinhos saborosos e prazerosos.
A essência do trabalho consiste na escolha criteriosa de produtores e é pautada pelo desejo de encurtar a distância que os separa de vocês, amigos que apreciam o vinho. Conhecemos todos pessoalmente, suas propriedades foram previamente visitadas e mantemos contato constante com eles. Mais que meros fornecedores, são vinícolas de produção artesanal, cujos donos estão envolvidos direta e pessoalmente no cultivo das vinhas e na vinificação, contando prioritariamente com seus familiares para os trabalhos nas vinícolas. Agricultores que acreditam na filosofia de seu trabalho e naquilo que oferecem ao mercado, pessoas que merecem confiança e apoio.
A seleção, embora ainda tímida, é resultado de longo trabalho. Certos rótulos são verdadeiras raridades, mesmo nos mercados mais desenvolvidos e especializados, e são disponibilizados apenas através de alocações anuais mínimas, pelas quais disputam compradores do mundo todo. Nesses casos, as quantidades oferecidas infelizmente são bem limitadas, chegando a menos de 60 garrafas em alguns casos.
Aqui os produtores e seus vinhos são apresentados com um texto sucinto no intuito de transmitir um pouco da essência e do trabalho de cada um. Informações mais detalhadas serão atualizadas no site sempre que possível.
O Aprazível deixou a empresa no início de 2016 e em Agosto de 2017 o Eduardo May (@emay2010) entrou para contribuir com seu conhecimento, além de trazer novo fôlego para nossas atividades e operações.
Dentro de poucos meses uma nova remessa será recebida com novos produtores igualmente especiais e novas safras de vinhos que já trouxemos. O objetivo é ampliar a oferta aos poucos, mantendo os vinhos mais queridos e também o respeito e a filosofia original que norteia o trabalho dos produtores sem deixar de cuidar com bastante zelo dos processos de importação, armazenagem e distribuição para causar mínimo impacto no meio ambiente e não comprometer as características originais dos vinhos.
Espero que se divirtam e se emocionem ao prová-los.
Um abraço!
Alain Ingles e Eduardo May