Lignier

Laurent Lignier, Morey St Denis – Borgonha

O Domaine Hubert Lignier faz parte dos domaines de referência em Morey Saint-Denis e também em toda a Côte de Nuits.

Hubert Lignier se aposentou e deixou os vinhedos da família nas mãos de seu filho Romain, que veio a falecer de forma inesperada e precoce em 2004. Após o triste imprevisto, o filho mais velho de Hubert, Laurent, assumiu os trabalhos na vinícola e juntos têm continuado a produzir aqueles que estão entre os mais consistentes vinhos da Borgonha. São vinhos generosos e longevos que fazem parte da adega e dos sonhos dos grandes amantes da Pinot Noir.

A vinificação no Domaine Lignier segue práticas tradicionais. As uvas são desengaçadas e a fermentação, com leveduras autóctones, ocorre em tanques de cimento abertos, permitindo a pigéage manual. Laurent Lignier macera as uvas para garantir uma melhor extração antes da fermentação, que normalmente dura de 15 a 20 dias. A utilização de barricas novas de carvalho é cuidadosamente dosada, sendo a norma usarem de 20% a 30% nos vinhos villages e até 50% nos Premiers e Grands Crus. Os vinhos das denominações villages costumam passar 18 meses em amadurecimento enquanto os Premiers e Grands Crus permanecem em estágio durante 20 a 24 meses antes de engarrafados, todos sem colagem ou filtração. Todo o trabalho na adega que exige movimento do vinho é feito por gravidade.

LignierPommardChanlins2011

Hubert Lignier Pommard Chanlins 2011

Em 2009, os Lignier compraram este vinhedo de 0,41 hectare em Pommard, com vinhas plantadas em 1930. Embora classificado comovillage, está situado ao lado do Pommard 1er Cru “Rugiens”, o mais prestigiado de todos os Premiers Crus de Pommard. A primeira safra produzida pelo domaine foi da colheita de 2009.

No nariz, o “Les Chanlins” 2011 apresenta aromas de sous-bois mais sedutores que outros Lignier da mesma safra. Na boca apresenta corpo médio com taninos firmes, frutas negras frescas e leve rusticidade.

LignierMoreyTresGirard2011

Hubert Lignier Morey St Denis Tres Girard 2011

O Domaine Hubert Lignier possui pouco mais de um hectare de vinhas classificadas como village em Morey Saint Denis, com videiras de 10 a 55 anos. Proveniente de distintas parcelas, este Morey 2011 é uma expressão clássica do terroir local, fresco, com muitas frutas pretas e um toque de taninos rústicos no fim de boca.

LignierGevrey2011

Hubert Lignier Gevrey Chambertin 2011

O Gevrey-Chambertin 2011 usa uvas de duas parcelas do domaine. Mostra-se leve na boca, remetendo a frutas vermelhas com taninos finos e belo frescor.