Laureau

Damien Laureau – Savennières, Loire

Depois de ocupar um cargo gerencial por anos em Paris, Damien decide retomar em 1999 um antigo domaine para produzir frutas e vinhos em Sainte-Gemmes, na região do rio Loire. A decisão de dar prioridade aos vinhos veio com o tempo, a conversão dos vinhedos para cultivo orgânico teve início em 2009 e, em 2012, a vinícola teve sua primeira safra certificada.

A visão do produtor é de que o cultivo de videiras sem o uso de produtos químicos contribui para a manutenção da vida nos solos e na obtenção da expressão mais verdadeira possível do terroir. Somente adubos orgânicos são utilizados nos vinhedos, tais como as preparações biodinâmicas de esterco (500) e chifre sílica (501).

Petite Roche

La Petite Roche 2013

100% chenin blanc, trata-se de um vinho branco seco originado por uma mescla da primeira prensagem das uvas de distintos solos dos vinhedos do domaine. Vinificado e amadurecido em barris usados, apresenta aromas elegantes de flores e frutas. Na boca é sutil depois de uma primeira impressão mais contundente, originada por sua deliciosa acidez. Ideal como aperitivo e para acompanhar entradas. Servir preferivelmente depois de decantar.