Allemand

Thierry Allemand – Cornas, Rhône

No início do século 20, muitos dos vinhedos de Cornas já tinham caído em desuso, mas na década de 1980 um grupo de viticultores apaixonados começou a reanimar as já quase esquecidas vinhas da região e Thierry Allemand estava profundamente envolvido nesse movimento. À esta altura, ele trabalhava no Domaine Robert Michel, onde aprendeu os segredos da agricultura em encostas, poda, técnicas de enxertia e a elaboração de vinhos com mínima intervenção. Aos poucos teve acesso a parcelas de vinhas que tinham sido há muito abandonadas, resgatando áreas, comprando e alugando quando possível. Thierry hoje trabalha com cerca de cinco hectares de vinhas, incluindo alguns dos melhores terroirs locais.

Sua abordagem extremamente pessoal resulta em vinhos de identidade incrivelmente expressiva, de crescente complexidade aromática e equilíbrio perfeito. Seus vinhos trazem os sabores clássicos de Cornas com incrível frescor. Nenhum outro produtor combina concentração, estrutura e elegância como Allemand.

Ele é um exemplo clássico de vinificação usando o cacho inteiro das uvas e evita o uso de carvalho novo. Se distancia dos demais produtores ao fazer uso mínimo de enxofre nos vinhedos e de sulfitos na vinificação, e também ao optar por não realizar trasfegas. Os vinhos envelhecem de 18 a 24 meses sobre as borras, desenvolvendo grande complexidade aromática e textura aveludada.

A qualidade surpreendente e a pureza dos vinhos de Allemand lhe renderam seguidores apaixonados. Com uma pequena produção média de 500 caixas de cada Cornas (Chaillot e Reynard), nunca há vinho suficiente para satisfazer a demanda. Embora tenha levado 15 anos até que pudesse dedicar-se exclusivamente ao seu próprio domaine, hoje Thierry Allemand se tornou uma figura lendária no Norte do Rhône.

AllemandCornasChaillot2011

Thierry Allemand Cornas Chaillot 2011

100% Syrah proveniente das videiras de Chaillot. Também entram uvas das videiras mais jovens do domaine, incluindo algumas de Reynard.

AllemandCornasReynard2011

Thierry Allemand Cornas Reynard 2011

100% Syrah proveniente das melhores e mais velhas vinhas do domaine compradas de Noël Verset, e das antigas vinhas de Louis Verset, em Reynard. Também inclui uvas dos reputados climats de Geynale, Pigeonners e de vinhas velhas localizadas em Chaillot.

Ambos combinam elegância e potência, com aromas de frutas escuras, defumados, ervas secas e azeitona preta. Com taninos finos e incrivelmente frescos, ganharão notável complexidade com o tempo. Devido ao estilo do produtor, no entanto, já estão acessíveis desde agora, proporcionando muito prazer. Recomenda-se a decantação.